domingo, 29 de março de 2009

Mar, salgado mar...

Já é hora de eu falar sobre o significado do título do blog, "Mar de Sargaço"

Segundo o Wikipedia: 

"Mar de Sargaços (ou Mar dos Sargaços) é uma região alongada no meio do Atlântico Norte, cercado por correntes oceânicas

(...)

"É freqüentemente considerado como sendo sem vida, embora seja o habitat de várias algas do gênero Sargassum, crustáceos e peixes, como o peixe-voador (Exocoetus volitans). Estas plantas flutuam em massa em sua superfície, constituindo-se como ilhas ou camposde vegetação marinha.

(...)

"Os marujos portugueses estiveram dentre os primeiros a descobrir a região no século XVCristóvão Colombo e seus homens também depararam com o Mar de Sargaços e fizeram relatos sobre as grandes quantidades de algas em sua superfície, quando cruzaram o Atlântico rumo à América em 1492. O almirante cartaginês Himilco já havia feito descrições similares após cruzar as Colunas de Hércules: 'muitas algas crescem em meio às ondas, as quais retardam o navio como se fossem arbustos (...) Aqui, as bestas marinhas movem-se vagarosamente de um lado para o outro, e grandes monstros nadam languidamente entre os navios que se arrastam' (Rufo Avieno).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_de_sargaço



A gente passa muito tempo navegando sem rumo neste mundo virtual, mas parece que as experiências humanas também passaram a ser virtuais. O mar de sargaço, com sua profusão de detritos, prende-se nos barcos e dificulta qualquer avanço. Enquanto isso, o tempo continua a passar.

Segue abaixo poema de Fernando Pessoa, quem originalmente emprestou o título para o este blog. Tais versos não poderiam ser mais atuais.


MAR DE SARGAÇO

Tudo que faço ou medito 
Fica sempre na metade 
Querendo, quero o infinito. 
Fazendo, nada é verdade. 

Que nojo de mim me fica 
Ao olhar para o que faço! 
Minha alma é lúdica e rica, 
E eu sou um mar de sargaço — 

Um mar onde bóiam lentos 
Fragmentos de um mar de além... 
Vontades ou pensamentos? 
Não o sei e sei-o bem. 

                 - Fernando Pessoa


Nenhum comentário: