"O Mar de Sargaços (ou Mar dos Sargaços) é uma região alongada no meio do Atlântico Norte, cercado por correntes oceânicas.
(...)
"É freqüentemente considerado como sendo sem vida, embora seja o habitat de várias algas do gênero Sargassum, crustáceos e peixes, como o peixe-voador (Exocoetus volitans). Estas plantas flutuam em massa em sua superfície, constituindo-se como ilhas ou camposde vegetação marinha.
(...)
"Os marujos portugueses estiveram dentre os primeiros a descobrir a região no século XV. Cristóvão Colombo e seus homens também depararam com o Mar de Sargaços e fizeram relatos sobre as grandes quantidades de algas em sua superfície, quando cruzaram o Atlântico rumo à América em 1492. O almirante cartaginês Himilco já havia feito descrições similares após cruzar as Colunas de Hércules: 'muitas algas crescem em meio às ondas, as quais retardam o navio como se fossem arbustos (...) Aqui, as bestas marinhas movem-se vagarosamente de um lado para o outro, e grandes monstros nadam languidamente entre os navios que se arrastam' (Rufo Avieno).
Nenhum comentário:
Postar um comentário