segunda-feira, 29 de março de 2010

Invictus



Não é fácil fugir da superficialidade do cinema americano. Embora recorra à diversos clichês no roteiro,"Invictus", de Clint Eastwood, tem seus méritos.

A história remonta o mundial de rugby de 1995, na África do Sul, recém saída do terrível regime do Apartheid. Na trama, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tenta unir a nação através do rugby, esporte praticado tradicionalmente pelos sul-africanos brancos. Ele encontra uma série de dificuldades, mas, aos poucos, vai conquistando a confiança de brancos e negros.

Na verdade, o grande mérito desse filme é o cenário. Destaque para o cuidado com a utilização das expressões e dos idiomas locais (em xhosa, em afrikaans e até em inglês), além da representação dos diversos cenários do país.

Pode haver uma certa sensação de estranheza ao ver o filme, a qual pode estar relacionada com a própria expressão cultural da África do Sul. Por trás do aparente espírito alegre (divulgado inclusive para a Copa do Mundo de Futebol deste ano), existe um forte rancor entalado na garganta dos sul-africanos negros. A expressão política e a unidade cultural do país não é forte.

Em 2002/2003, quando tive a oportunidade de morar lá, pude ver que esse sentimento de segregação ainda não estava superado. Apesar de ser hoje um país democrático, existem lá pelo menos dois mundos: um dos brancos e um dos negros. Com raras exceções, eles não se misturam. As diferentes etnias (pelo menos 13 grandes) têm dificuldade de se integrar. Enquanto os povos nativos são separados regional e linguisticamente, os brancos - principalmente os boeres (descendentes de alguns povos germânicos do centro da Europa) - são ainda odiados pelos negros. A questão racial lá é tão delicada que transformam em querelas as discussões brasileiras sobre racismo. Pra se ter uma ideia da separação étnica do país, mesmo após duzentos anos de colonização, na virada para o século XXI, apenas 8% da população era mestiça. E lá, os mestiços (ou coloured) são considerados uma etnia a parte.

Segue abaixo trailer do filme.

Um comentário:

Mirna disse...

Puxa, agora preciso ver! Uau! :)